Não há uma fórmula pronta. Cada aluno possui um perfil diferenciado, um jeito para estudar e assimilar melhor a matéria. Tente achar o seu, comece a perceber qual é a quantidade de horas necessárias para um bom aprendizado, as matérias com mais ou menos facilidade de compreensão. Estabeleça uma meta e um plano de estudo e faça disto o seu ideal a cumprir.
Lembre-se, a sua aprovação no vestibular começa hoje, não deixe passar o tempo, ele poderá tornar-se seu melhor aliado ou seu pior inimigo. Uma palavra mágica?
Motivação.
Mantenha o mesmo ritmo de estudo de hoje até o vestibular, não pare no tempo. Jogue-se de cabeça. Assuma o desafio. Comece agora sua arrancada à vitória. Com determinação e regularidade.
Como se preparar para o vestibular
· Aproveitar bem as aulas: evite perdê-las. Aproveite esquemas que o professor apresenta
· Fixe como tempo mínimo de estudo diário em casa de
· Utilize sempre que preciso o dicionário, o que aumenta o vocabulário e ajuda a aprender o significado das palavras;
· Quando ficar nervoso e não conseguir se concentrar, siga os exercícios recomendados para relaxar e controlar a ansiedade. O primeiro é de respiração: pare por alguns minutos; inspire enchendo completamente os pulmões; segure o ar por 4 segundos e expire forte soltando-o todo;
· Um exercício para relaxar as partes do corpo que mais se tencionam em momentos de estresse: ombros, nuca e braços. Estique o braço direito paralelo ao corpo e, em movimentos leves, aproxime a orelha esquerda do ombro, pressionando a musculatura do ombro esquerdo enquanto estica a do direito. Repita do outro lado;
· Outra dica é escutar a música que mais gosta - mas que seja calma - sempre que ficar irritado com os estudos e se desconcentrar;
Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado - evite lugares onde barulho ou movimento possam causar distrações. Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções desnecessárias. Escolha também mesa e cadeiras confortáveis. Não estude deitado, você pode cair no sono; Saiba organizar o tempo. Evite “fazer loucuras”: estudos de madrugada, usar medicamentos sem ordem médica etc. Aproveite qualquer tempo livre (principalmente quem estuda à noite); Estipule um horário para iniciar seus estudos - e para acabar também. De preferência, num período em que você não tenha outras atividades. Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente; Não descuide da saúde: não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Deitar e levantar cedo, dormir pelo menos sete horas por noite, alimentar-se adequadamente também faz parte da preparação para as provas. Praticar esportes, além de distrair a mente, alivia a tensão – pela liberação das endorfinas que relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração; Leia jornais e revistas. As provas de História e Geografia quase sempre se baseiam em fatos que estiveram no noticiário - alguns vestibulares têm provas de Atualidades. O hábito da leitura ajuda muito a redação; Use a Internet em seus estudos. A World Wide Web tem muitos sites de Universidades e de professores com dicas e exercícios comentados; Não decore, aprenda. A tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização; Organize seu tempo de estudo. Planeje a hora de início e término. Entregue-se a ele com decisão e vontade. Evite, como os indecisos, ficar divagando em torno de assuntos sem importância ou, pior ainda, ficar prometendo para si mesmo que vai estudar. Não prometa. Estude.
Para sair-se bem no vestibular
O ideal é você ter lido as obras indicadas e conhecer bem o contexto em que foram escritas. Neste momento, no entanto, faça o seguinte: Revise o contexto histórico literário de cada uma das obras solicitadas; Pesquise sobre o seu autor e os outros da mesma época; Observe se a obra apresenta algum traço peculiar; Relacione os principais componentes da obra: personagens, tempo, espaço, linguagem e procure mentalizá-los; Enfim, estude o máximo que puder, leia o quanto puder, pois cada informação acrescentada lhe será proveitosa.
Deu branco, o que fazer?
É muito comum na hora da prova acontecer aquele famoso branco. Como seria a maneira ideal para lidar com eles? A recomendação de professores e psicólogos é que o candidato procure manter a calma. Ficar apavorado, começar a tremer, somente vai piorar a situação. O ideal é que o vestibulando já na preparação para o concurso se conscientize da necessidade de trabalhar em si a melhor forma de manter a calma. Nem precisa dizer que caminhar, correr ou fazer qualquer outro exercício ajuda, e muito.
Estresse pode prejudicar desempenho nas provas Esta é uma época de muita tensão para os estudantes que vão prestar vestibular.Às vésperas da bateria de provas, muitos alunos ficam estressados tentando estudar todo o conteúdo. O importante é deixar a ansiedade e a tensão de lado e se cuidar para não deixar que o estresse atrapalhe o desempenho nas provas.
Se começar a ficar ansioso:
Respire fundo, imagine um lugar bem gostoso ( desligue-se uns minutos da situação de prova); Olhe para o ano todo de dedicação aos estudos e lembre que o que você podia estudar, estudou. Agora, é importante estar tranqüilo; Quando uma questão for difícil para você, em vez de assustar-se, pense que ela será difícil também para a grande maioria dos candidatos. Se achar apropriado, siga em frente na prova e mais tarde volte à questão. Às vezes estamos tão ansiosos que não conseguimos encontrar respostas que alguns minutos depois, com maior tranqüilidade, ficam mais fáceis de solucionar; Lembre que mesmo um período longo de dedicação não permite que você saiba tudo. Assim, se não conseguir responder alguma questão, concentre-se nas outras que você tenha condições de solucionar. Nenhum candidato ¨gabarita¨ todas as provas; Leia com atenção o enunciado das questões, e só inicie a resposta após certificar-se de que compreendeu o que a questão está pedindo.
Descanse
No dia que antecede as provas, procure deitar em um horário apropriado para que o seu corpo tenha as horas de repouso necessárias para um bom desempenho (é comum as pessoas necessitarem em torno de 8 horas de descanso por noite); Dedique-se às revisões de véspera até uma certa hora do dia anterior. Lembre de separar, após a revisão, um tempinho para um bom relaxamento. Procure na sua experiência anterior, o que lhe ajuda a relaxar. Há pessoas que relaxam com um banho demorado com água em temperatura agradável, outras com um passeio em um parque, outras ouvindo suas músicas preferidas; Peça para alguém acordá-lo nos dias do vestibular em um horário apropriado para que você tenha tempo suficiente para chegar ao local da prova. Caso não haja ninguém para acordá-lo, coloque um despertador, ou acione o serviço despertador do telefone. Sabendo que alguém ou algum serviço irá acordá-lo, você poderá dormir com maior tranqüilidade, aproveitando melhor o repouso. Assumir a responsabilidade de acordar sozinho no horário pode fazer com que o seu sono fique fragmentado, dificultando o descanso.
No dia da prova
Antes de ir para a prova alimente-se de forma apropriada; Ao entrar na sala, enquanto aguarda o início da prova, tente desligar-se um pouco do contexto. Procure relaxar um pouco, não deixando que o movimento da sala, ou a ansiedade dos outros candidatos possa contagiar-lhe; Diga para você mesmo que tudo o que estava ao seu alcance, procurou fazer nas etapas anteriores. Agora, está na etapa final de um ano de dedicação e mais uns dias poderá usufruir do merecido descanso.
Evite os excessos
Tomar café em excesso ou outras bebidas excitantes para ficar mais tempo acordado e “render mais” – isso é um armadilha que provoca estresse, fadiga e problemas gástricos; Estudar agora tudo o que não estudou durante o ano não vai adiantar e só aumenta a ansiedade; Para os mais nervosinhos, a principal dica é controlar a respiração. Se começar a ficar ofegante, respire fundo, procure tomar água e se der, molhe as mãos e passe no rosto suavemente.
Tema de redação da UFPR
Um dos grandes temores dos vestibulandos sempre foi a prova de redação. A partir de agora, os candidatos enfrentarão um novo modelo do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que privilegia a compreensão de texto nas duas fases das provas. A prova de compreensão e produção de textos deverá ser feita por todos os candidatos classificados. Terá o valor de 60 pontos e será constituída de 10 questões objetivas, valendo 2 pontos cada uma, e de questões discursivas, de valor variável, que totalizarão 40 pontos. O novo modelo exigirá que o aluno esteja bem informado e antenado com o mundo em que vive. Ao longo do ano de preparação para as provas, os vestibulandos devem, além dos livros, ter como hábito diário a leitura de jornais locais e revistas semanais. Os candidatos devem se acostumar a fazer resenhas dos assuntos de mais destaques na imprensa. Redação não se aprende de uma hora para outra. É preciso treino. E interpretar é empregar as técnicas apreendidas em sala de aula; é preciso saber identificar os termos, avaliá-los, aprender a retirar as particularidades do texto e saber ler nas entrelinhas. Não existem fórmulas e o aluno deve sempre buscar informação através da leitura. A idéia de que apenas o conhecimento das disciplinas seja o passaporte para entrar na Federal hoje não vale mais.
Cuidados com falsos cognatos
Na prova de língua estrangeira, tome cuidado com os falsos cognatos, aquelas palavras que se parecem com a língua portuguesa, mas que têm outro sentido. Quando estiver lendo os textos da prova, preste atenção nos links, palavras que orientam a idéia do autor, como conjunções, conectivos. Dê uma revisada também nos graus de comparação. Lembre-se que, quanto mais vocabulário tiver, mais chance você tem de tirar uma boa nota.
Pratique seu texto
Faça mais de uma redação por semana. Busque temas ligados às matérias, como Geografia, História, Biologia. Desta forma, você estará estudando um assunto ao mesmo tempo em que treina para redação.
Saiba como se guiar numa prova de vestibular antes de fazer a prova, é sempre bom tomar alguns cuidados:
· Nas questões discursivas, pense bem antes de escrever;
· Antes de começar a fazer sua prova, dê uma lida rápida. Logo em seguida, responda de cara as questões que você mais estudou;
· Leia atentamente cada questão. Independentemente da disciplina, é fundamental interpretar o texto e entender o que o enunciado quer dizer;
· Ao longo da prova, é comum parecer alguma dica que pode ser usada em outras questões.
· Respire fundo e tente controlar o tempo. Não fique vários minutos estacionado em uma só questão. Se não souber, pule para outra;
· Não volte atrás nas questões respondidas;
· Preste bastante atenção ao responder o gabarito.
Concentração
É mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa atenção voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente.
Faça pequenos intervalos
O cansaço e a fadiga são prejudiciais à memorização, por isso devemos fazer intervalos antes de ficarmos cansados. Você saberá a hora de fazê-los, pois começará a sentir-se irritado e desatento. Aí, então, é benéfico o descanso e, ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão, mas sim lhe dará nova disposição. Afinal, sua capacidade de assimilar informações não é ilimitada. Portanto, não adianta ler sem parar se o cérebro não está mais armazenando informações