
Deixar a casa dos pais é uma decisão das mais importantes e isso ocorre por vários motivos: por vontade própria ou por necessidade. É preciso estar certo sobre o que isso representa e o que está em jogo. E o que está na parada é a sua própria vida, o seu próprio futuro. Dessa forma, muitos jovens decidem sair de casa para estudar em outras cidades e até mesmo em outros países.
Você pode dar um salto qualitativo enorme, descobrindo que, em meios a tantas dificuldades que vão surgir (prepare-se, elas vão surgir sim!), você resultará em alguém mais responsável e independente. É possível notar isso nas histórias dos entrevistados dessa reportagem, no link ao lado.
Mas responsabilidade e independência não são qualidades que surgem no momento em que você coloca o pé pra fora da casa dos pais. Essa e todas outras facetas da sua personalidade são moldadas por você mesmo. Portanto, muita atenção nesta hora! Mesmo que você tenha a ajuda de seus pais (financeira ou de qualquer outro tipo), você terá que levar a sua vida sozinho, fazendo as suas escolhas, tomando as suas decisões e definindo seu grupo de amigos e suas atividades.
Porém, deixar o aconchego do lar, para muitos jovens, é algo que acontece independentemente de vontade ou plano. Alguns adolescentes saem de casa brigados com os pais devido a um mau relacionamento familiar. Esses, sem dúvida, são os casos mais delicados. Fonte Terra Jovem