
A manutenção do Orkut, que deixou o site fora do ar entre a noite de segunda (21) e madrugada de terça (22), agitou a internet brasileira. Logo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites -- blogs e Twitter, por exemplo -- para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.
A assessoria do Google, empresa proprietária do serviço, afirmou se tratar de uma “manutenção não-periódica, que não ofereceu riscos para integridade e segurança dos perfis ativos.” Ainda de acordo com a empresa, não foi possível efetuar novos cadastros temporariamente, durante a manutenção.
Na página inicial do site, um texto informava que seria possível acessá-lo novamente entre 24 horas e 48 horas, mas os usuários começaram a espalhar boatos de que a pane duraria 180 dias.
No Twitter, esse foi o principal assunto da noite passada. Enquanto alguns debochavam do site -- que no início de sua popularização apresentava muitos problemas técnicos --, outros compartilhavam sua real preocupação.
