segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Onda verde: ações diárias para ajudar a natureza

O Aquecimento Global, reciclagem, biocombustível, sustentabilidade. De uns tempos pra cá, ser ecologicamente correto está na moda. É claro que, não dá pra generalizar. Para algumas pessoas, a preocupação com o meio-ambiente sempre existiu, já para outros, pesou a consciência remar contra a maré. Mas, nessa onda de ajudar a natureza, alguns pontos são confusos e muitas pessoas ainda não adotam práticas simples no dia-a-dia para reduzir o dano ao ambiente.
Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita em junho deste ano pela ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e Ibope: nela, 67% dos brasileiros disseram que não separam o lixo reciclável; na outra ponta, 5% dos entrevistados separam o lixo orgânico. Em outro quesito, o de apagar a luz e desligar o computador, os brasileiros estão melhores: 80% dos entrevistados dizem que sempre desligam a lâmpada e deixam o computador no estado de “espera” quando deixam o local.
Confira o passo a passo para reciclar no dia-a-dia:
Material necessário: Lixeira Recicla Fácil 4X1 (em média R$ 102,50); sacola de naylon ou biodegradável; sacos específicos para reciclagem de vidro, papel, plástico e metal e amassador de latas.
1 - Para começar, crie o hábito de, pelo menos, separar resíduos orgânicos dos secos em sacos biodegradáveis. (Atenção: ao ir às compras em supermercados, evite usar as sacolas plásticas convencionais, prefira as de naylon, que são reutilizáveis).
2 - Para aprimorar a separação, tenha também uma lixeira específica para reciclagem, com nichos para cada tipo de lixo: papel, vidro, plástico e metal.
3 - Crie o hábito de lavar e secar bem as embalagens tetrapack após o uso e dobrá-las sempre que possível para não fazer volume.
4 - Lave e seque as embalagens de lata, alumínio, PET, plástico e vidro para evitar ratos, baratas e outros tipos de insetos.
5 - Diminua o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas. No caso da garrafa, depois feche a tampa. Com as latinhas, use amassadores para facilitar.
6 - Separe os papéis, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas em vez de amassá-las. Papel amassado ocupa mais espaço, dá mais trabalho e encarece o transporte.
7 - Se o condomínio ou residência não tiver o serviço de coleta seletiva, vá guardando tudo em caixas separadas e depois leve o material até o posto mais próximo. (Atenção: incentive o síndico ou os moradores do bairro a construir coletores para separar, pelo menos, os materiais secos dos orgânicos. Rapidamente, catadores da região enxergarão essa oportunidade. Os resíduos são fonte de renda para muitas pessoas. Um pequeno esforço tornará toda a comunidade em aliados do meio ambiente).
Fonte: Terra