
Arte Popular o que o próprio nome indica: arte feita pelo povo. Mas toda arte não é feita pelo povo? Todo artista não é também gente, também povo? Então arte popular é feita por artistas que permanecem sempre ligados a seus ambientes de origem, e que é basicamente consumida por sua comunidade, em seu meio social. Trata-se por exemplo de: objetos de cerâmica ou de tecelagem, manifestações feitas na rua, ditos populares ou ainda histórias contadas e inventadas em rodas de conversa e passadas pelas pessoas através dos tempos.
A arte popular apresenta como elemento fundamental, o poder de inidade significatia, ao menos enquanto nível de manifestação bruta: cada ditato, canção, desenho, poema, enfim, funcionam como uma parcela emocional e organizada. As ideias, os valores e os custumes de uma sociedade, mais ou menos conservadora. A arte popular tem semelhanças com a arte erudita. Seus temas e elementos de expressão estão sempre se renovando.
É sem dúvida, a arte que tem maior habilidade em captar as transformações sociais e culturais. A arte popular é do povo, mas nem sempre para o povo, não apenas por uma questão política, mas também por uma questão de gostos, renda familiar e cultura.