Atenção: este post é apenas um exercício de imaginação.
Vamos voltar em 2005, caso o Grêmio tivesse perdido a Batalha dos Aflitos? A partida entre Náutico e Grêmio, pela Série B que entrou para a história do futebol brasileiro. O tricolor, comandado por Mano, venceu o Náutico com sete jogadores em campo. O time pernambucano perdeu dois pênaltis. Conseguiu retornar à Série A em uma partida épica, retratada no documentário Inacreditável. O resto da história é conhecido: no Grêmio, Mano chegou à final da Libertadores, foi bicampeão gaúcho e terceiro colocado no Brasileiro. No Corinthians, foi campeão paulista e da Copa do Brasil.
Na linha de frente para a sucessão de Dunga na seleção, Mano não resistiria a uma derrota para o Náutico naquele jogo no Recife. Treinador revelação naquele ano de 2005, depois de boa passagem pelo 15 de Campo Bom, o técnico hoje estaria lutando para evitar o rebaixamento do Juventude para a Série C. Depois de uma vexatória derrota pelo Grêmio, Mano não encontraria espaço em grandes times e seguiria vagando pelo interior gaúcho, com bons trabalhos aqui e ali, mas com repercussão sempre inferior ao fracasso com o tricolor, que em 2006 teria voltado à Série A comandado por Celso Roth, Tite ou Nelsinho Baptista.
Se o Náutico tivesse vencido a Batalha dos Aflitos, o Grêmio não teria disputado a Libertadores de 2007, quando chegou à final. E Mano Menezes, hoje, seria técnico do Juventude. E o Corinthians talvez tivesse hoje Vanderlei Luxemburgo no banco.
O fato Grêmio derrotado na Batalha dos Aflitos
Mano Menezes Hoje seria técnico do Juventude
Grêmio não teria sido finalista da Libertadores em 2007 e teria perdido o Gaúcho para o Internacional em 2006, mesmo ano em que seria campeão da Série B.
Náutico Teria disputado a Série A em 2006 e rebaixado no mesmo ano. A maior beneficiada seria a Ponte Preta, que ficaria mais um ano na primeira divisão.
Atlético-MG Não teria vencido a Série B de 2006. Seria vice, atrás do Grêmio.
América-RN Com Grêmio na Série B de 2006, teria terminado em quinto e não disputaria a primeira divisão em 2007. Olhando pelo lado bom, não teria passado o vexame de fazer 17 pontos e sofrer 80 gols nas 38 rodadas da competição.
Corinthians Teria subido à Série A com Nei Franco. Hoje, seria treinado por Vanderlei Luxemburgo, que teria seguidas brigas públicas com Ronaldo.