
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, conseguiu convencer os presidentes dos 16 times da Primeira Divisão do Estado a mudar a fórmula do Gauchão. Em votação na sede da FGF, os representantes dos clubes aprovaram em votação o projeto que Noveletto havia divulgado ainda no 1º semestre deste ano.
Com isso, em 2009, a competição será inspirada no Campeonato Carioca. O Gauchão, à lá Cariocão, começa em 21 de janeiro.
Os 16 clubes foram divididos em dois grupos. Cada fase, à exemplo do Rio de Janeiro, terá finais e um nome próprio. Com isso, o campeão do 1º turno levantará o troféu Fernando Carvalho; e o vencedor do 2º turno terá a taça Fábio Koff - em homenagem aos presidentes campeões mundiais pelo Inter e pelo Grêmio, respectivamente.
Taça Fernando Carvalho No 1º turno, os times jogam contra os adversários do outro grupo, com jogos apenas de ida. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam para o mata-mata em jogo único também, das quartas-de-final até a final, consagrando um campeão.
Taça Fábio Koff Já no 2º turno as equipes jogam contra os adversários do seu grupo, novamente apenas com partidas de ida. Da mesma forma, os quatro primeiros de cada chave se classificam para os jogos da etapa seguinte até a decisão, em mata-mata.
Os times vencedores das Taças Fernando Carvalho e Fábio Koff fazem dois jogos finais, que definirão o Campeão Gaúcho 2009. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos, será campeão sem a necessidade de final.
Rebaixamento e Interior Os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para a Segunda Divisão. O regulamento prevê ainda o retorno do título de Campeão do Interior.
Grupos O Grupo 1 tem Internacional, Juventude, Avenida de Santa Cruz do Sul, Esportivo de Bento Gonçalves, Veranópolis, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo e Inter de Santa Maria.
A Chave 2 apresenta Grêmio, Caxias, Santa Cruz, Ypiranga de Erechim, Ulbra de Canoas, Sapucaiense, São José de Porto Alegre e São Luiz de Ijuí.
Fonte: Eduardo Cecconi - Clicrbs