Algumas vezes eu fico assustado com a proporção que os blogs vêm adquirindo ultimamente. Passamos do fenômeno “diário” para o fenômeno condomínios de blog. Passamos do fenômeno post para o fenômeno Post patrocinado, “Publieditorial” e conteúdo pago.
Saímos da era banner de parceiros e entramos na era banner de anunciantes.
Eu particularmente não quero fins lucrativos, só pelo fato de amar postar em blogs e ter grandes parceiros já fico muito satisfeito. Você pode ler tranqüilamente os blog deles, porque só tem fera e eu garanto.
A lista de parceiros: Rômulo Balbinotti, Fernando Machado, Júlio Martins, William Mota e o Dolly, pode acessar também o Blog do Papo, programa que vai ao ar pela rádio Viva News de Bento Gonçalves, acompanhar os clipes no blog do Antena e ficar por dentro do Universo Pop Rock no blog da rádio Pop Rock.
Mas voltando ao assunto. Desde quando blogar se tornou tão sério?
Algumas expressões como links, parceiros e visitas começaram a dar lugar a expressões como Adsense, Analytics, Conversões de meta, taxa de retorno e monetização. O blog passou a se profissionalizar, a se tornar um meio de comunicação de massa. Uma mídia.
Hoje em dia as pessoas ignoram grande parte dos blogs diarinhos. Mas se esquecem que foi esse o início da blogosfera. Os blogueiros estão se tornando sérios demais e esquecendo o passado desse meio.
Resta saber se com toda essa profissionalização dos blogs, dentro de alguns anos teremos um curso para blogueiro de nível acadêmico.