quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Você acredita nas pesquisas?

Estamos em época de eleições municipais, por vez são feitas pesquisas mas os resultados são mesmo verídicos?

Sempre vemos e ouvimos falar de pesquisas, seja na televisão, no rádio ou na internet. Pesquisas para saber quem está liderando a campanha política, a popularidade do governo ou até quem lê blogs. Os resultados sempre mostram grandes números. Algo como 50% aprova, 75% leem blogs e bla, blá, blá...

Mas cara, se eu não fui entrevistado, como podem dizer que essa porcentagem representa a população ou internautas? Não, não precisa me chamar de burro. Eu sei o que é uma pesquisa, eu sei o que é universo, amostra, tabulação e blah blah blah.

Mas mesmo assim é estranho pensar que a minha opinião não está refletida no resultado dessas pesquisas. Logo, se a minha opinião como cidadão, internauta não está refletida, como podem considerar a credibilidade dessas pesquisas?

Eu por exemplo nunca fui entrevistado. Nem na porcaria do CENSO eu dei a minha opinião. Poxa, assim eu me sinto esquecido. Nem em trabalhos de outras turmas na faculdade eu sou escolhido para responder. O que é? Eu tenho cara de quem não representa nada?