
É a sua 3ª passagem pelo tricolor gaúcho. Em nenhuma das opotunidades anteriores deixou saudades e nessa ainda não justificou porque veio. Celso Juarez Roth não tem muita admiração da torcida gremista, talvez pelo currículo sem nenhum título de expressão ou, quem sabe, devido à sua incorrigível teimosia.
Há de se concordar que Roth fez uma maravilhosa campanha no Brasileirão do ano passado com um time que começara o certame totalmente desacreditado. Méritos para Celso, pois não há como negar que ele levou o Grêmio de volta a libertadores com um time muito inferior a alguns concorrentes.
Neste ano o Grêmio está bem mais qualificado e com mais opções do que em 2008. Talvez seja o melhor plantel tricolor nos últimos anos e ainda devem chegar mais reforços. Temos um time que está quase pronto para disputar o título da libertadores de igual pra igual com qualquer adversário, aliás, na minha humilde opinião, acho que nosso maior adversário está no próprio Olímpico: Celso Roth.
O que me preocupa nesse início de temporada é que Roth ainda não tem seu time nas mãos e, principalmente, não tem um esquema definido.
Em 7 jogos oficiais na temporada, Roth já testou 3 esquemas diferentes e ainda não definiu qual será usado na libertadores. O 3-5-2 deu certo ano passado e dá ótima sustentação defensiva. O 3-6-1 faz com que o Grêmio domine o meio-campo, mas tira a força ofensiva da equipe. Já o 4-4-2 de ontem deixa os laterais presos e confunde um pouco o sistema defensivo.
Celso buscou alternativas para manter Magrão e Tcheco juntos no time, tentou o 3-5-2, mas Magrão não funcionou na 1ª função, veio o 3-6-1 e um grande vazio no ataque. Agora o 4-4-2 e a defesa fragilizada. Magrão se machucou, vinha em má fase, e sua saída pode ser o presságio da volta do 3-5-2. Torço por este esquema, pois mantém os 3 zagueiros, já acostumados a jogar assim, e dá liberdade aos laterais para apoiarem mais, além de dar uma maior seqüência a Jonas no ataque ao lado de Alex Mineiro, e ainda temos Maxi chegando.
Temos boas opções no plantel, espero que Celso defina seu time e seu esquema logo pois a América bate à nossa porta e dessa vez ela está bem ao nosso alcance.